Tipos de Arquivo e Opções de Impressão

Tipos de Arquivo

O Aluno terá mais opções quando estiver usando os computadores da FGV, pois poderá ser impresso qualquer tipo de arquivo que possa ser aberto ou que seja gerado por algum programa instalado nestes equipamentos. Desta forma, a variedade de tipos é decorrente da variedade de programas instalados nos equipamentos que a FGV coloca à dsposição dos seus alunos.

Quando se usa o PaperCut, os tipos de arquivo que podem ser impressos são os relacionados na tabela abaixo:

Aplicação / Tipo de arquivo Extensão(ões) de arquivo(s)
Microsoft Excel xlam, xls, xlsb, xlsm, xlsx, xltm, xltx
Microsoft PowerPoint pot, potm, potx, ppam, pps, ppsm, ppsx, ppt, pptm, pptx
Microsoft Word doc, docm, docx, dot, dotm, dotx, rtf
PDF pdf
Picture Files bmp, dib, gif, jfif, jif, jpe, jpeg, jpg, png, tif, tiff

Quando o Aluno precisar imprimir pelo PaperCut um arquivo que não seja de um dos tipos acima, ele deve primeiramente gerar um arquivo PDF e, depois de verificar se o resultado corresponde ao esperado, imprimir este arquivo. Para gerar o arquivo PDF o Aluno pode usar uma das diversas opções de "impressoras PDF" que há no mercado, como por exemplo o "PDFCreator".

Opção de Papel

Só é possível imprimir na opção de papel comumente usado nos ambientes de escritório e doméstico (também conhecido como sulfite) e que é a seguinte:
- Tamanho - folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm ou aprox. 21 x 30 cm)
- Cor - Branco
- Gramatura - 75 g/m2 (a gramatura indica a espessura do papel e é indicada em gramas por metro quadrado)

Opções de Impressão

- Opções pelo Papercut - Quando se usa o PaperCut somente estarão disponíveis seguintes opções:

1. COR ou P&B - opção feita no PASSO 1, ao selecionar a impressora.
  2. Número de cópias - que pode ser especificado durante a execução do PASSO 1.

- Opções pelos Computadores da FGV - Ao usar os computadores da FGV o Aluno poderá escolher as diversas opções que estão disponíveis no mecanismo padrão de impressão do Windows, entre elas a possibilidade de imprimir apenas algumas páginas selecionadas, ou a de impressão em frente e verso (duplex).

Recomendação

Para evitar o disperdício de uma impressão de um documento com muitas páginas que não ficou satisfatória, é recomendável que, antes de usar o serviço de impressão, seja gerado um arquivo PDF, através do uso de algum programa de "impressão PDF", como "PDFCreator" ou "pdf995".

Esta é uma forma de garantir a qualidade do documento impresso, pois é possível, antes de iniciar a impressão, folhear o arquivo PDF para verificar se o resultado está conforme o esperado em termos de quebas de página, cabeçalhos e rodapés, tabelas, alinhamentos, caracteres e símbolos especiais empregados em expressões matemáticas, etc.