Cloud Acadêmica - O que é

Os trabalhos acadêmicos e de pesquisa podem requerer o uso de computadores de alta capacidade de processamento, de grande capacidade de memória e de armazenamento de dados e, para atender estas necessidades, a FGV provê aos seus Pesquisadores, Professores e Alunos das unidades SP, RJ e DF uma infraestrutura computacional de alto desempenho, que foi denominada Cloud Acadêmica e é usada de forma compartilhada, podendo ser dinamicamente configurada para atender a uma grande diversidade de demandas.

A tecnologia na qual se baseia a Cloud Acadêmica da FGV é mesma usada por empresas como a Amazon ou a Microsoft para oferecer serviços através dos quais seus clientes podem, de forma rápida, alocar (e desalocar quando for o caso) recursos de infraestrutura de TIC para atender suas necessidades de negócio. Estes recursos são normalmente oferecidos na forma de "máquinas virtuais" ou "servidores virtuais". Usando estes mesmos conceitos e recursos os Pesquisadores, Professores e Alunos da FGV poderão dispor de "máquinas virtuais" com configurações adequadas às necessidades das suas pesquisas e trabalhos acadêmicos e que poderão ser utilizadas pelo período de realização dos mesmos.